terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Mapa Síntese do Módulo S3 - "Viver em Sociedade"

Ao longo de toda a sua vida, os indivíduos integram redes de relações sociais – pertencem a uma família, frequentam uma escola, trabalham numa organização...

Relativamente às organizações será de sublinhar as características e o papel que desempenham na vida dos indivíduos, dado que, quotidianamente, se contacta com uma diversidade de organizações – empresas, repartições públicas, associações, hospitais, etc.


Objectivos de Aprendizagem:

Referir o papel da família na socialização.
Referir as novas funções da escola na sociedade do conhecimento.
Distinguir tipos de organizações e dar exemplos.
Explicitar em que consiste o conceito de cultura organizacional.


Âmbito dos Conteúdos:

A vida familiar
- Tipos de família: nuclear, monoparental e recomposta
- Papel da família na socialização
- Novos comportamentos da família: democratização das relações familiares, tendência para a simetria de contributos e de participação entre homens e mulheres e novos papéis parentais
- Indicadores demográficos e sua evolução em Portugal, nomeadamente, os relacionados com a fecundidade, o casamento/divórcio e o envelhecimento da população

A escola na sociedade do conhecimento
- Funções
- Papel da escola face:
. à massificação
. à diversidade cultural
. às desigualdades sociais
- Novas funções da escola – educação e formação ao longo da vida
- Indicadores de escolaridade (por exemplo, taxas de frequência nos diferentes graus e vias de ensino, taxas de sucesso, de insucesso e de abandono escolar, taxa de escolaridade da população) e sua evolução em Portugal

As organizações
- Conceito e exemplos
- Tipos de organizações – públicas, privadas e de economia social
- Características: objectivos, estrutura interna, hierarquia e divisão do trabalho
- Cultura organizacional
- As organizações na sociedade contemporânea

Situações de Aprendizagem / Avaliação:

- Incentivar os alunos a recolher notícias veiculadas nos meios de comunicação social sobre problemáticas sociais no âmbito da família como, por exemplo:
- novos papéis da família;
- adopção;
- planeamento familiar e interrupção voluntária da gravidez;
- redes de apoio familiar.

Analisar os dados recolhidos, no sentido de debater as questões que estas temáticas levantam a nível ético e social.
Também se sugere a organização de um dossier temático a partir da informação recolhida.

- Para introduzir o estudo das organizações recorrer a notícias, divulgadas na imprensa ou noutros meios de comunicação social, no sentido de as classificar e caracterizar.
O professor também poderá organizar uma visita de estudo a uma organização do tipo daquelas onde, eventualmente, se realizará o estágio dos alunos. Assim, dividindo a turma em grupos de trabalho, cada grupo deverá ser orientado na elaboração de um guião da visita, com vista a recolher informações sobre a organização, nomeadamente, sobre:

- o tipo de organização;
- as características da organização;
- a sua cultura organizacional.

Após a visita de estudo os alunos poderão:
- tratar a informação recolhida;
- elaborar um relatório escrito individual;
- apresentar, cada um dos grupos, os resultados e debatê-los no espaço turma;
- divulgar os resultados obtidos à Escola.

Vídeos de possível visionamento:

Clube dos poetas mortos, de Peter Weir, 1989, 128 minutos.

- Neste filme, John Keating é um professor na Academia Welton, em Inglaterra, famosa pelo rigor e tradição do seu sistema de ensino. Pouco convencional, pede aos alunos para, através da poesia, começarem a pensar pelas suas cabeças, desenvolverem um espírito crítico e a viver intensamente os seus projectos de vida.

Stepford wifes, de Frank Oz, 2004, 92 m.

- Baseado no livro de Ira Levin, este filme, uma comédia satírica desenrola-se à volta de uma família que se muda para a pequena comunidade de Stepford, onde as mulheres são todas óptimas donas de casa, esposas perfeitas e mães extremosas. Joanna (Nicole Kidman), executiva de uma cadeia de televisão que sofreu um esgotamento nervoso, e o seu marido Walter Kresby (Matthew Broderick), descobrem que a atitude alegre e servil das mulheres de Stepford não é genuína e resulta de uma robótica alteração de personalidade a mulheres anteriormente bem sucedidas e com brilhantes carreiras profissionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário