
Correspondem às "práticas quotidianas e formas de consumo que envolvem escolhas particulares e identitárias em domínios tão díspares como a habitação, os usos do corpo, o vestuário, a aparência, os hábitos de trabalho, o lazer, a religião, a arte, a organização do espaço e do tempo ou o convívio com os outro actores sociais".
À semelhança do que referimos relativamente ao consumo e à sociedade de consumo, também os diversos estilos de vida são, na era da globalização, influenciados pelos meios de comunicação de massas "mass- media", como a televisão, a publicidade, os vídeos e o cinema, a internet, bem como pelo marketing, a moda, as viagens de turismo e a emigração, etc.
Os estilos de vida reflectem:
Valores, atitudes e comportamentos individuais e de grupo
Contribuem para a construção das identidades pessoais e colectivas
Influência da classe social e nível económico dos indivíduos
As diferentes condições sociais
etc.
Na actualidade assumem particular relevo, nas sociedades urbanas ocidentais, alguns estilos de vida cujo principal "denominador comum reside na caracterização da dimensão cultural do corpo humano" que passou a ocupar um lugar central nas preocupações quotidianas dos actores sociais.
São disso exemplo:
A actividade desportiva, proliferação de health clubs e ginásios
Alimentação vegetariana, alimentos light, de baixo teor de gordura e açúcares, alimentos biológicos...
Vestuário desportivo e urbano "sportswear e streetwear"
Tatuagens e piercings
A actividade desportiva, proliferação de health clubs e ginásios
Alimentação vegetariana, alimentos light, de baixo teor de gordura e açúcares, alimentos biológicos...
Vestuário desportivo e urbano "sportswear e streetwear"
Tatuagens e piercings
O vestuário dos grupos de jovens, as tatuagens e os piercings, representam uma marca identitária e tornam-se sinais exteriores vulgares para largas camadas da população.
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