Na era do globalismo, ou globalização, os estilos de vida transformam-se, tendem para a homogeneização, para a uniformização, pelos seguintes motivos:
Maior facilidade de circulação de pessoas, bens e capitais entre países
Redução das distâncias geográficas e temporais, É possível contactar, em tempo real, pessoas do outro lado do planeta e trocar informações. É possível deslocar grandes quantidades de mercadorias, de um lado para o outro do planeta, em escassas horas ou dias
Aumenta a importância das grandes empresas transnacionais (que dominam os mercados mundiais...)
Aumentam as grandes superfícies comerciais - paradigma das sociedades de consumo
São aspectos positivos:
A melhoria das condições materiais de vida e do grau de satisfação das populações que se traduz na possibilidade de adquirir:
Bens alimentares, vestuário, automóveis. Férias e viagens, computadores e utilização de serviços online, aparelhos de áudio e vídeo (e multimédia), e uma multiplicidade de outros artigos, bens e serviços
A publicidade, o marketing e outras técnicas comerciais desempenham, neste contexto, uma importância central.
Combinação entre o consumo e a electrónica. Expansão do comércio electrónico. Há cada vez mais pessoas a fazer compras e pagamentos, inclusive de impostos através da internet. Utiliza-se cada vez mais a internet para efectuar operações bancárias, consultas, transferências, pagamentos, etc.
São aspectos negativos:
O consumo sem regras (consumismo)
Destruição dos recursos naturais
Aumento das diferenças entre países ricos e pobres
Crescimento das desigualdades e exclusão
Deterioração das condições ambientais, poluição dos rios, dos mares e da atmosfera
Aumento da emissão de gases nocivos para a atmosfera
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