Pretende-se que os alunos analisem o processo de socialização e a sua relação com o conceito sociológico de cultura, dado que a socialização, levada a cabo por diversos agentes, é um processo de transmissão cultural.
A análise do conceito sociológico de cultura, também deverá englobar referências, quer à diversidade cultural, quer ao dinamismo da cultura, quer, ainda, à complexidade cultural das sociedades contemporâneas – existência de subculturas, pluralidade de fenómenos de aculturação e emergência de atitudes de etnocentrismo cultural.
Finalmente, interessa também explicar o papel dos agentes de socialização na divulgação das representações sociais, bem como analisar qual o contributo do processo de socialização para a integração social, dada a sua relevância na manutenção da ordem social.
Serão ainda referidos os comportamentos desviantes, bem como os mecanismos de controlo social.
A análise do conceito sociológico de cultura, também deverá englobar referências, quer à diversidade cultural, quer ao dinamismo da cultura, quer, ainda, à complexidade cultural das sociedades contemporâneas – existência de subculturas, pluralidade de fenómenos de aculturação e emergência de atitudes de etnocentrismo cultural.
Finalmente, interessa também explicar o papel dos agentes de socialização na divulgação das representações sociais, bem como analisar qual o contributo do processo de socialização para a integração social, dada a sua relevância na manutenção da ordem social.
Serão ainda referidos os comportamentos desviantes, bem como os mecanismos de controlo social.
Objectivos de Aprendizagem:
• Caracterizar os grupos sociais.
• Relacionar papel e estatuto social.
• Referir o papel dos agentes de socialização (família, escola, meios de comunicação social, etc.).
• Definir o conceito sociológico de cultura, dando exemplos dos seus elementos constitutivos.
• Explicar em que consiste a relatividade dos valores.
• Explicar a diversidade cultural.
• Explicar o papel da socialização na integração social.
• Caracterizar comportamentos desviantes.
• Referir mecanismos de controlo social.
• Caracterizar os grupos sociais.
• Relacionar papel e estatuto social.
• Referir o papel dos agentes de socialização (família, escola, meios de comunicação social, etc.).
• Definir o conceito sociológico de cultura, dando exemplos dos seus elementos constitutivos.
• Explicar em que consiste a relatividade dos valores.
• Explicar a diversidade cultural.
• Explicar o papel da socialização na integração social.
• Caracterizar comportamentos desviantes.
• Referir mecanismos de controlo social.
Âmbito dos Conteúdos:
• Interacção social
- Conceito e situações
- Espaço de interacção
● Grupo social
- Características (interesses e objectivos comuns, permanência no tempo e estrutura interna)
- Grupo de pertença e grupo de referência
● Papel e estatuto social
- Definição e relação dos conceitos
- Estatuto atribuído e estatuto adquirido
● Socialização
- Conceito e agentes de socialização
- A socialização como um processo
- A socialização no espaço e no tempo
• Interacção social
- Conceito e situações
- Espaço de interacção
● Grupo social
- Características (interesses e objectivos comuns, permanência no tempo e estrutura interna)
- Grupo de pertença e grupo de referência
● Papel e estatuto social
- Definição e relação dos conceitos
- Estatuto atribuído e estatuto adquirido
● Socialização
- Conceito e agentes de socialização
- A socialização como um processo
- A socialização no espaço e no tempo
● Cultura
- O conceito sociológico de cultura
- Os elementos da cultura (materiais e espirituais)
- Diversidade cultural (valores e padrões de cultura)
- Cultura e socialização
- Dinamismo da cultura
● Aspectos culturais das sociedades contemporâneas
- Subcultura
- Aculturação
- Etnocentrismo cultural
● Representações sociais
- Conceito de representação social
- Exemplos de novas representações sociais associadas, nomeadamente, ao corpo, ao juvenil, o trabalho, à mulher e ao lazer
● Integração social
- Valores, normas e comportamentos
- A importância do processo de socialização na integração social
- Ordem social e comportamentos desviantes
- Controlo social: mecanismos – sanções (positivas e negativas)
- O conceito sociológico de cultura
- Os elementos da cultura (materiais e espirituais)
- Diversidade cultural (valores e padrões de cultura)
- Cultura e socialização
- Dinamismo da cultura
● Aspectos culturais das sociedades contemporâneas
- Subcultura
- Aculturação
- Etnocentrismo cultural
● Representações sociais
- Conceito de representação social
- Exemplos de novas representações sociais associadas, nomeadamente, ao corpo, ao juvenil, o trabalho, à mulher e ao lazer
● Integração social
- Valores, normas e comportamentos
- A importância do processo de socialização na integração social
- Ordem social e comportamentos desviantes
- Controlo social: mecanismos – sanções (positivas e negativas)
Situações de Aprendizagem / Avaliação:
- Recorrendo às vivências dos alunos e/ou ao visionamento de filmes/vídeos, poder-se-á caracterizar o processo de socialização.
Também se poderá incentivar os alunos a partilharem, com a turma, aspectos específicos de festas tradicionais e comportamentos próprios das suas famílias de origem, podendo organizar-se uma exposição (por exemplo, fotográfica) com os materiais recolhidos.
· A partir da organização da turma em grupos, os alunos, orientados pelo professor, poderão:
- Efectuar um levantamento de padrões culturais de diferentes grupos e/ou povos, nomeadamente, ao nível do vestuário, dos hábitos alimentares e das religiões, com o objectivo
de constatar a diversidade cultural;
- Recolher informações sobre novas representações sociais referentes, nomeadamente, ao corpo, ao juvenil, à mulher e ao lazer, por exemplo, uma recolha fotográfica e/ou em vídeo de anúncios de publicidade associados a essas representações;
- organizar dossiers temáticos a partir da informação recolhida;
- sistematizar e debater na turma as conclusões.
- Orientar os alunos na recolha de notícias, veiculadas pela imprensa ou por outros meios de comunicação social, sobre comportamentos desviantes e mecanismos de controlo social, por forma a relacionarem esses conceitos.
Registar o levantamento efectuado e sistematizar as conclusões.
- Recorrendo às vivências dos alunos e/ou ao visionamento de filmes/vídeos, poder-se-á caracterizar o processo de socialização.
Também se poderá incentivar os alunos a partilharem, com a turma, aspectos específicos de festas tradicionais e comportamentos próprios das suas famílias de origem, podendo organizar-se uma exposição (por exemplo, fotográfica) com os materiais recolhidos.
· A partir da organização da turma em grupos, os alunos, orientados pelo professor, poderão:
- Efectuar um levantamento de padrões culturais de diferentes grupos e/ou povos, nomeadamente, ao nível do vestuário, dos hábitos alimentares e das religiões, com o objectivo
de constatar a diversidade cultural;
- Recolher informações sobre novas representações sociais referentes, nomeadamente, ao corpo, ao juvenil, à mulher e ao lazer, por exemplo, uma recolha fotográfica e/ou em vídeo de anúncios de publicidade associados a essas representações;
- organizar dossiers temáticos a partir da informação recolhida;
- sistematizar e debater na turma as conclusões.
- Orientar os alunos na recolha de notícias, veiculadas pela imprensa ou por outros meios de comunicação social, sobre comportamentos desviantes e mecanismos de controlo social, por forma a relacionarem esses conceitos.
Registar o levantamento efectuado e sistematizar as conclusões.
Billy Elliot, de Stephen Daldry, 2000, 111 minutos
Neste filme, o pai de Billy, mineiro em Durham, insiste para que o filho aprenda lições de boxe, actividade para a qual este não tem especial jeito. Um dia este assiste a uma aula de ballet e descobre a sua verdadeira vocação. Da crítica familiar à pressão social da comunidade, tudo enfrenta para realizar o seu sonho de pertencer ao Royal Ballet.
O Diário de Bridget Jones, de Sharon Maguire, 2001 e O Novo Diário de Bridget Jones, de Beeban Kidron, 2004
Estes filmes baseiam-se no diário escrito por uma londrina de 32 anos que decide dar um novo rumo à sua vida – emagrecer, deixar de fumar e de beber, encontrar um noivo e mudar de trabalho. Estes filmes retratam, de uma forma divertida, aspectos e representações sociais das sociedades actuais.
Neste filme, o pai de Billy, mineiro em Durham, insiste para que o filho aprenda lições de boxe, actividade para a qual este não tem especial jeito. Um dia este assiste a uma aula de ballet e descobre a sua verdadeira vocação. Da crítica familiar à pressão social da comunidade, tudo enfrenta para realizar o seu sonho de pertencer ao Royal Ballet.
O Diário de Bridget Jones, de Sharon Maguire, 2001 e O Novo Diário de Bridget Jones, de Beeban Kidron, 2004
Estes filmes baseiam-se no diário escrito por uma londrina de 32 anos que decide dar um novo rumo à sua vida – emagrecer, deixar de fumar e de beber, encontrar um noivo e mudar de trabalho. Estes filmes retratam, de uma forma divertida, aspectos e representações sociais das sociedades actuais.
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