Competências Visadas:
Revelar uma visão alargada da Psicologia como área científica do estudo do comportamento
humano.
Demonstrar compreender a importância do estudo do ser humano em toda a sua complexidade.
Revelar conhecimento da evolução da Psicologia como ciência.
Âmbito dos Conteúdos:
Psicologia:
definição e objecto de estudo
a especificidade da Psicologia enquanto ciência: complexidade e subjectividade do estudo dos processos mentais e do comportamento do ser humano
Os primórdios da Psicologia – evolução como ciência:
influência da Filosofia
psicologia experimental:
Wundt e o 1º Laboratório de Psicologia: o método introspectivo e as suas limitações
psicologia científica:
Pavlov – reflexo condicionado
Watson e o behaviorismo – o método experimental e a era científica
Freud e a revolução psicanalítica:
a segunda tópica e o método psicanalítico
a inovação e a importância da psicanálise na história da Psicologia
Psicologia – áreas de especialização:
áreas pioneiras de especialização da Psicologia (psicologia social e das organizações,
educacional e clínica)
contexto actual e tendências futuras da Psicologia como área científica e como área profissional (especialização)
Recorrer à experiência do quotidiano dos alunos para identificar situações e comportamentos
que são analisados através da linguagem de senso comum.
Sensibilizar o aluno para as novas aprendizagens, nomeadamente, para a linguagem técnica da Psicologia, fazendo a comparação entre o significado corrente das palavras e o seu significado técnico específico.
Incentivar os alunos a descobrir áreas de especialização da Psicologia; para a sua caracterização, os alunos, sob orientação do professor, poderão efectuar uma pesquisa, individualmente ou em grupo, recorrendo a informações recolhidas nos meios de comunicação social e na Internet, ou junto dos próprios profissionais que apoiam a escola.
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