sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Documento nº 1 - "A Inteligência" (Parte II)

Guilford distinguiu pensamento convergente de pensamento divergente:
Pensamento convergente – é a existência de uma resposta ou conclusão que surge como única: o pensamento é orientado em direcção a essa resposta que surge como a melhor. É um pensamento dominado pela lógica e objectividade.
Pensamento divergente – é caracterizado por uma exploração mental de soluções várias, diferentes e originais para um mesmo problema.

A criatividade está intimamente ligada ao pensamento divergente pois é a capacidade que permite fazer algo de novo, lidar com uma situação de modo inédito e original.
Algumas características do pensamento criativo são:
1) A originalidade – produção de algo de novo, descoberta de novas soluções…
2) Fluidez – capacidade para imaginar e descobrir várias respostas para um problema;
3) Flexibilidade – permite um pensamento versátil, flexível e a mudança de estratégia na resolução de um problema.

A inteligência depende de vários factores:

Hereditariedade – há uma componente genética na determinação da inteligência de um indivíduo. Ainda que a informação hereditária não defina as capacidades intelectuais de uma pessoa, estabelece os limites de desenvolvimento e a expressão destas capacidades em interacção com o meio.

Meio Social – o meio social é um factor que influencia, estimulando ou dificultando, o desenvolvimento da inteligência. O meio, proporcionando condições para o desenvolvimento físico, psicológico e social, tem um papel decisivo no modo como a componente genética se manifestará. A família, a escola e o contexto social mais alargado podem favorecer ou dificultar o desenvolvimento da capacidade de ser inteligente. Assim, um meio que assegura as necessidades fundamentais e rico em estímulos facilita o desenvolvimento das capacidades intelectuais. Os factores sociais são determinantes na modelação do potencial genético que pode ser ou não desenvolvido.

Expectativas –
os indivíduos têm tendência a responder de acordo com as expectativas, positivas ou negativas, que são feitas pelas pessoas mais significativas: família, professores e amigos. Se as expectativas são negativas as capacidades intelectuais podem ser bloqueadas; se são positivas podem ser estimuladas. O que os outros esperam de um indivíduo influencia a sua auto-estima e motivação, o que se reflectirá na sua capacidade intelectual.

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