Teoria das inteligências múltiplas, existem diferentes tipos de inteligência, como, a inteligência lógica- matemática, onde tem aptidão para raciocinar, formular e validar hipóteses; inteligência linguistica, tem aptidão verbal, mais as subtilezas de significado. Concretamente a linguagem verbal e escrita; inteligência espacial, aptidão para representar espaço, reconhecer ou até desenhar relações espaciais; inteligência musical, para cantar, tocar, compor uma musica; inteligência corporal- cinestésica, para controlar movimentos de forma adequada, como dançar, fazer atletismo; inteligência interpessoal, para compreender e responder adequadamente a outras pessoas e por fim, a inteligência intrapessoal, para se compreender a si próprio.
Factores de inteligência, são a hereditariedade, factores sociais, idade, expectativas. A inteligência está relacionada com a herança genética, a hereditariedade. Existe um contributo da hereditariedade no nível das capacidades intelectuais. Mas a hereditariedade está relacionada com os factores sociais, o meio sociocultural da família influencia o desenvolvimento da inteligência. As condições económicas, o nível de instrução dos pais, um ambiente estimulante ou até a sua profissão afectam o desenvolvimento das capacidades intelectuais das crianças. A idade è também um importante factor. Aos diferentes estádios correspondem diferentes expressões de inteligência. A inteligência manifesta-se de forma diversa segundo o desenvolvimento e a idade. Todos somos influenciados pelas expectativas, positivas ou negativas, sobretudo pelas pessoas mais chegadas como os pais, amigos, outros familiares. Tendemos a ajustarmo-nos às expectativas pelo facto de estas influenciarem o autoconceito, motivação para aprender, persistência na realização de tarefas.
Pensamento convergente è o mundo normal. È a existência de uma resposta ou conclusão que surge como única, o pensamento È orientado em direcção a essa resposta que è a melhor. È um pensamento dominado pela objectividade e pela lógica. Dirige-se para um ponto comum, para o mesmo fim.
Pensamento divergente, è um pensamento diferente, discordante, oposto. È totalmente diferente do habitual. Caracterizado por uma exploração mental de soluções várias e originais para um mesmo problema. uma pessoa que tem um pensamento divergente è uma pessoa artística e criativa.
A criatividade è uma forma especial de resolver problemas com elementos novos ou raramente usuais. Prefere a complexidade e a novidade, acentua valores teóricos e estéticos ao mesmo tempo. A criatividade apresenta três aspectos fundamentais, a fluidez, a flexibilidade e a originalidade. A fluidez consiste na capacidade de encontrar múltiplas soluções, espontaneidade. A flexibilidade, è a capacidade para mudar de estratégia na resolução de um problema, aptidão para várias coisas ou aplicações . A originalidade, caracteriza-se pelo encontro de novas formas para resolver problemas, tem haver com a singularidade, extravagância e a excentricidade, è a principal característica da criatividade. As pessoas criativas têm uma fluência de ideias imaginativas, uma flexibilidade que as torna capazes de aprenderem relações, não visíveis, existentes nos problemas.
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