sábado, 24 de janeiro de 2009

Documento nº 2 - "Áreas de Investigação e de Aplicação da Psicologia" (Parte III)

Psicologia Social
A Psicologia social estuda as Interacções sociais entre os indivíduos, entre os indivíduos e os grupos e as dos grupos entre si. Procura analisar a influência social no comportamento e na construção da personalidade: a formação de atitu­des, preconceitos, estereótipos, padrões culturais, etc. Além disso, investiga os fenómenos ligados à dinâmica dos grupos restritos, como, por exemplo, os fenómenos de liderança, conformismo e obediência.
Na realidade somos, por natureza, seres sociais: nascemos incompletos e é na sociedade que construímos a nossa humanidade (aprendendo a falar, a pensar, a agir e a ser).



Psicologia do desenvolvimento

Esta importante área da Psicologia de investigação descreve e explica as transfor­mações quantitativas e qualitativas que vão ocorrendo nos indivíduos. As trans­formações quantitativas dizem respeito, fundamentalmente, ao crescimento físico. As qualitativas referem-se, sobretudo, aos aspectos afectivos e intelectuais da personalidade.

A Psicologia do desenvolvimento, como objecto de investigação científica, está associada ao período pós-darwinista, dado que, nos finais do século XIX, Darwin aprofundou a ideia de evolu­ção. Além disso, nos últimos 100 anos, multiplica­ram-se as concepções sobre a criança, o que levou a considerar o século XX como o «século da criança».

Nas últimas décadas, o conceito de desenvolvi­mento não abrange apenas o desenvolvimento infantil, terminando com o final do crescimento biológico ou «maturidade», mas aplica-se a todo o ciclo vital. O desenvolvimento dos indivíduos é, assim, uma mistura de maturação ou desenvol­vimento gradual e de mutação ou transformação brusca. O desenvolvimento é, portanto, um misto de evolução e revolução, de continuidade e de ruptura.
Uma característica geral do desenvolvimento é que ele é progressivo. Por exem­plo, o desenvolvimento das competências manuais obedece a uma sequência em que aumenta a precisão dos movimentos.
O desenvolvimento surge, assim, segundo os diferentes autores, associado à pre­dominância da maturação genética, à predominância de factores ambientais ou, mais frequentemente, como resultado da interacção entre os dois tipos de factores.

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