Este módulo tem como objectivo dar a conhecer ao aluno a importância dos processos cognitivos, emocionais e motivacionais no comportamento do ser humano. Entender como os processos da inteligência e das emoções se articulam e influenciam o nosso modo de agir (saber agir).
Âmbito dos Conteúdos
Processos cognitivos
As capacidades cognitivas do ser humano (atenção, percepção, aprendizagem, memória,...)
Pensamento e inteligência – análise conceptual e diferencial
A inteligência como uma entidade dinâmica que se constrói ao longo de toda a vida
Inteligência emocional e gestão das emoções
Processos emocionais
Conceito de inteligência emocional
Quociente de inteligência emocional e de gestão emocional
Estratégias de gestão das emoções
Processos motivacionais
Conceito de motivação
Ciclo motivacional
Frustração e conflito
Situações de Aprendizagem
Apresentar o conceito de inteligência emocional e reforçar a sua importância, recorrendo à participação activa dos alunos, na identificação de situações onde a inteligência e o controlo emocional são fundamentais (ex.: comportamento cívico na estrada).
Forrest Gump, de Robert Zemeckis, 1994.
Este filme retrata a vida de Forrest Gump que, embora com um QI abaixo da média, teve uma vida memorável, cheia de aventuras e conquistas. Com efeito, o seu baixo Q.I. não o impediu de viver e muito menos de chegar a investigador na Apple Computers.
Elephant, de Gus Van Sant, 2004. Holywood: Atalanta Filmes.
Este filme retrata as circunstâncias que antecederam e o momento em si, em que dois jovens americanos entraram na escola e assassinaram colegas e professores que se encontravam nas instalações da mesma. Apesar de ser violento trata a realidade social americana e a questão da gestão das emoções e da frustração.
O Bom Rebelde, de Gus Van Sant, 2000. Holywood: LNK / Miramax.
Este filme trata de um jovem extremamente inteligente, mas com algumas dificuldades a nível da inteligência emocional e de gestão emocional. Poderá ser útil para o desenvolvimento e debate acerca desta temática.
Apresento-me:
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Mapa Síntese do Módulo P3 -"Processos Coginitivos, Emocionais e Motivacionais"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário