sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Documento nº 1 - "A Inteligência" (Parte I)

A palavra “inteligência” vem do latim inteliggentia, que significa “compreensão”, “faculdade de compreender”. A inteligência pode ser definida tendo em conta os seguintes traços: capacidade de adaptação a situações novas e resolução de problemas, capacidade de pensar abstractamente e capacidade aprender. Estas três capacidades são indissociáveis, complementares, nenhuma delas pode ser analisada de forma independente. Estão interligadas, constituindo diferentes tipos de inteligência. A inteligência é um sistema complexo.

Thorndike distinguiu três tipos de inteligência que interagem de forma constante a construtiva segundo o tipo de exigências a que estamos sujeitos.

Inteligência prática – tipo de inteligência que recorre a acções e representações perceptivas para resolver problemas. A inteligência prática permite resolver, de forma concreta, problemas práticos do quotidiano.

Inteligência social – tipo de inteligência que se manifesta na vida relacional e social e na resolução de problemas interpessoais, recorrendo predominantemente à intuição.

Inteligência conceptual ou abstracta – tipo de inteligência que se manifesta na capacidade de resolver problemas recorrendo à linguagem e a outros sistemas simbólicos. Manifesta-se em capacidades de compreensão, raciocínio, na resolução de problemas e tomadas de decisão.

Concepção factorial (Spearman) – defende a existência de uma inteligência geral (factor G) que estaria subjacente a todas as funções intelectuais, aos factores específicos – factores S.

Concepção multifactorial (Thurstone) – composta por vários factores, negando assim a existência de um inteligência geral.



Segundo Thurstone, a inteligência não é uma capacidade constituída por uma estrutura única: é composta por vários factores que designa por aptidões mentais primárias.
Visualização espacial – capacidade de visualizar e compreender formas e relações espaciais;
Rapidez perceptiva – capacidade para reconhecer rapidamente pormenores, semelhanças e diferenças entre objectos;
Compreensão verbal – capacidade para compreender as ideias expressas através de palavras;
Fluência verbal – capacidade para produzir e compreender rapidamente a linguagem oral e escrita;
Memória – capacidade para reter e recordar a informação;
Raciocínio – capacidade para resolver problemas lógicos;
Aptidão numérica – capacidade
para resolver problemas aritméticos, fazer cálculos.

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